Blog

5abr, 17

Agenesia do Polegar e “Policização”: Técnica de criar uma novo polegar a partir do indicador.

 

O termo hipoplasia do polegar define alterações que variam desde um polegar levemente menor até a sua ausência completa. É uma malformação rara após o pico de incidência dos anos 60 devido à catástrofe da talidomida.

Na maioria dos pacientes é uma alteração isolada, de aparecimento espontâneo, mas há casos de caráter familiar, especialmente àqueles associados a outras anomalias, como por exemplo, a cardiopatia de Holt-Oram, a anemia de Fanconi e a síndrome tipo VATERL. Pode ser bilateral, ou a outra mão ser afetada por outra anomalia congênita.

A classificação mais utilizada é de Blauth, modificada por Manske no seu tipo III. Nesse tipo há um aumento da instabilidade e da insuficiência da primeira comissura. Há anormalidades da musculatura extrínseca pela ausência do extensor e flexor longo do polegar, ou por conexões anômalas entre eles chamada de pollex abductus, limita a mobilidade e provoca o desvio do polegar quando se tenta fletir. Em geral estes feixes encontram-se no lado radial do polegar, e causam o desvio da falange distal nesse sentido.

Manske dividiu esse tipo em IIIA: quando mesmo hipoplásica, a base do primeiro metacarpo está presente, com articulação trapézio-metacarpeano relativamente funcional e estável. Já no IIIB se observa a ausência da base do metacarpo com articulação trapézio-metacarpeana instável.

No tipo V existe a ausência completa do polegar e nesse caso o tratamento adequado é a criação de um neo polegar a partir de outro dedo da mão. Na maioria das vezes o dedo indicador é utilizado para substituir o polegar. Esse procedimento de criar um polegar novo a partir de outro dedo da mão é chamado de “Policização”.

Apresento duas reportagens recentes (uma aqui de Porto Alegre – Dr. Paulo Ruschel no MHV) que mostram o sucesso desse procedimento e quanto comovente é dar função a uma mão deficiente.

http://punemirror.indiatimes.com/pune/civic/city-docs-create-new-thumb-for-3-year-old-iraqi/articleshow/58015789.cms

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2017/03/cirurgia-transforma-dedo-indicador-de-crianca-em-polegar-no-rs.html

Também mostro um paciente operado por nossa equipe no SUS do Hospital Santo Antônio da Santa Casa de Porto Alegre.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error: Content is protected !!