Patologias 1

Tenossinovite de De Quervain

DeQuervain-main2A Tenossinovite de De Quervain é um processo inflamatório tendinoso (tendinite) que ocorre no punho devido à compressão dos tendões de esticam o polegar quando eles atravessam o punho, através de um canal no rádio.
Ela ocorre devido ao aumento de volume dos tendões (inchaço) geralmente causado por alterações hormonais (mais em mulheres durante a gestação, menopausa, gravidez, diabetes ou alterações de tereoide).
Devido à compressão, atrito e irritação dos tendões no interior do túnel onde eles passam na porção lateral do rádio, ocorre uma intensa reação inflamatória. Isso causa perda de força, aumento de volume local e uma forte dor, principalmente nos movimentos laterais do punho nos primeiros movimentos da manhã.
O diagnóstico da Tenossinovite de De Quervain é clínico, sendo o médico cirurgião de mão capaz de confirmar a doença ao examinar o paciente. O teste de Filkenstein, que é a movimentação lateral do punho com o polegar dentro da mão, causa a piora da dor e confirma o diagnóstico de Tenossinovite de De Quervain.
Na maioria das vezes o médico solicita uma radiografia e uma ecografia da região para definir se não há outra causa de dor na região e para ver o grau de gravidade da Tenossinovite de De Quervain.
A Tenossinovite de De Quervain apresenta vários tipos de tratamento. Nas fases iniciais se pode controlar os sintomas e sair da crise de dor com medidas anti-inflamatórias, como o uso de gelo local, imobilizadores, medição e reabilitação.
Nas fases avançadas ou quando o paciente não melhora com o tratamento conservador está indicada a cirurgia. Nela se realiza a liberação dos tendões comprimidos com a abertura do túnel (retináculo extensor). Também no procedimento se realiza a limpeza do processo inflamatório dos tendões e a ressecção de cistos, caso existam.
O procedimento é realizado com anestesia regional (bloqueio de plexo) e a recuperação é rápida e geralmente não precisa imobilização ou reabilitação.

Leia mais sobre Tenossinovite de Quervain


Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error: Content is protected !!